Regionalidade? Me Poupe!

27 de jun. de 2012


Há algum tempo percebi que não gosto de nenhum músico mineiro. Exagero?? Talvez, mas os mineiros mais famosos na música não me agradam nem um pouco. O desgosto é tanto que resolvi fazer uma lista com os piores – em minha opinião, é claro – músicos de Minas Gerais. Ah, e é claro que estou levando em conta apenas aqueles artistas que já alcançaram a fama, O.K.?
--------------------------------------------------------------------------


8ºLugar - Paula Fernandes é, atualmente, a musa do sertanejo universitário – que em minha opinião não deveria nem ter entrado na faculdade. Depois de ter algumas músicas na trilha sonora de novelas, ganhou reconhecimento nacional ao – supostamente – fazer com que o “rei” Roberto Carlos ficasse de quatro por ela. A moçoila aproveitou os quinze minutos de fama e mostrou a que veio. Tem sete álbuns lançados e é uma das cantoras mais aclamadas no cenário musical nacional.
Ah, não encontrou um motivo para justificar a presença dela nesta lista? Bom, em primeiro lugar não preciso de motivos para não gostar de alguém, mas sua voz me irrita, e cantar sertanejo só piora a situação...
Vai se entregar pra mim.

Como a primeira vez, 
Vai delirar de amor, sentir o meu calor
Vai me pertencer...”



7ºLugar – Tianastácia é uma banda de rock n’ roll – sim, há rockeiros em minha lista! – composta por membros que tem como sobrenome Nastácia. Tentam misturar guitarras distorcidas com rock e depois bater tudo isso junto com a regionalidade mineira. É, não deu muito certo. Foram os gênios criadores de músicas como “Eu sou Mineiro” – a letra cita nome de cidades mineiras, e repete constantemente a frase “Eu sou mineiro, êeee, eu sou mineiro, ôoo”.


Se o cara nasce mané
Cresce mané
Morre mané, Mané”



6ºLugar – Skank – Banda de pop/rock alternativo/reggae criada em 1991. É formada por Samuel Rosa e amigos.  Dos hits – irritantes por sinal – “Sutilmente”, “Acima do Sol”, “Vou Deixar”, entre outros. Já vendeu mais de 6 milhões de discos. Deixo aqui a célebre frase de Luis Fernando Veríssimo: “Se vendeu mais de 1 milhão de cópias, então não escute!”

Quando muito ainda pouco
Você quer infantil e louco

Um sol acima do sol”


5ºLugar – Se você for à casa de um mineiro – principalmente após o almoço – é provável que a dona da casa – ou empregada, ou quem quer que seja – esteja ouvindo Wando, o cantor brega romântico famoso por receber calcinhas das fãs – e inclusive colecioná-las. Ele afirmava ter mais de 15000 calcinhas no acervo. Isso mesmo, 15000! Morreu no início de 2012, e numa última homenagem suas fãs cobriram o caixão com calcinhas. O inventor do “meu Iaiá meu ioiô” vendeu cerca de 10 milhões de cópias e lançou 25 álbuns durante sua carreira.
Você é luz, é raio estrela e luar,

Manhã de sol, meu iaiá, meu ioiô”



4ºLugar – Alexandre Pires começou no Só Pra Contrariar (vulgo SPC), mas como todo bom – bom?? – pagodeiro precisou abrir as asinhas e seguir carreira solo.  Causou polêmica recentemente com o clipe da música “Kong”, na qual ele e outros como Neymar se vestem de gorila. Foi acusado de racismo. Estranho, não acham??
“O meu tempero

Uai, mineiro, faz 
Quem provar 
Se amarrar”



3ºLugar – Jota Quest é uma das primeiras bandas que me vem a cabeça quando se fala em música regional. Rogério Flausino canta com aquela voz de paulista gripado – se é que me entendem – e o ritmo das músicas me dá sono – ou talvez seja a voz do Flausino. Enfim, a banda já completou 15 ou 20 anos de carreira e ainda não me surpreendeu. Para mim, está merecidamente nesta posição.
Além do horizonte existe um lugar

Bonito e tranquilo
Pra gente se amar”


2ºLugar Esse Nivaldo até que começou bem, com músicas românticas como “Inventor de Amores”, mas aí entrou na onda do sertanejo universitário e perdeu todos os poucos pontos que tinha comigo. Inicialmente se recusou a gravar a música do “Tchê Tchererê Tchê Tchê Tchererê Tchê Tchê Tchê, Gusttavo Lima vai se fuder”, mas embalado por hits como “Ai se Eu te Pego” não resistiu e entrou no triste grupo de músicos sem cérebro. Por essas e outras ele ficou com o 2º lugar.
O Tche Tche Rere
Tche Tche Rere
Tche Tche Rere
Tche Tche Rere
Tche Tche Tche Tche


1ºLugar – Scarcéus está em 1º lugar por ser uma banda de minha região que me enche a porra do saco constantemente. Um dia desses quase fui apedrejada por não gostar deles... Em Entre Rios de Minas há uma lei que diz: “Se você não gostar de Scarcéus, você MORRE!”. Eu juro que já tentei gostar. Tenho até um CD original deles que ganhei – interessados, estou doando este CD – mas para mim esta é uma das piores bandas da atualidade.
Misturando um pop rock com o contexto musical mineiro, surgiu esta coisa. A banda tem uma música na trilha sonora da novelinha teen global “Malhação”, e tem tudo para ganhar cada vez mais espaço – oremos com muita fé!


“Minha dor é pensar que talvez você nunca vai saber o quanto eu sou seu
Não mudei tenho meus defeitos, artifícios, mas serei sempre seu




--------------------------------------------------------------------------
Bom, a lista tinha mais de 20 artistas, mas achei melhor resumir, e eis que sobraram estes oito. E aí, você concorda ou discorda de minhas palavras? E quais são as bandas que você não suporta? 
Abraços, até mais caros leitores *-*

12 Opiniões:

Rodrigo Ferreira disse...

Lay!
Gostei da sua top 8, discordo que Paula Fernandes e uma das maiores artistas do sertanejo (mas não gosto de sertanejo rs).Tianastacia e Jota Quest e umas das bandas que menos ouço ou seja nunca quero ouvir na minha vida.Wando e um dos que estão com chifre ou dor de cotovelo. O 9ºLugar podia ficar com aquela musica tchu tcha do Neymar que é uma das piores que ja inventaram.

Eu concordo com Skank que mesmo sendo chato ouvir aquela musica "futebol" deles eu começo a dançar rs

adorei sua postagem.

http://rodrigobandasoficial.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Pô, eu discordo com o Skank e o Jota Quest, pra mim são boas bandas, tem músicas fodas... principalmente as românticas rs. A Paula Fernandes e nada pra mim é a mesma coisa. Mesmo assim curti seu post.

Minha missão é agregar conhecimento em desenvolvimento pessoal, financeiro, conhecimento em liderança, junto a ter controle de sua empresa ou sua vida pessoal através de controles em Excel disse...

Gostei do post, mostra a cultura dos músicos mineiros, mesmo argumentando contra eles. Você mostrou um pouco de cada um, fazendo com que a gente os conheça mais. Não sabia de muita coisa hehe

Just another girl disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
arash gitzcam disse...

realmente o cenário é tenso, mto tenso... das que mais conheço, skank é sinistro... talvez o menos ruim seja Wando, por ter um certo senso de humor...

Andrea Galvão disse...

Tem várias bandas que eu não suporto - principalmente muitas de sertanejo (que praticamente todo mundo que conheço ama!)...

Entre essas que você citou, só tiraria o Skank e o Jota Quest, que eu ouço sem problema - sei até algumas letras -, mas não faço questão de ter as músicas deles no meu iPod!

Micael Araújo Andrade disse...

Obrigado pela visita no blog, gostei da lista!Paula Fernandez é horrível!

Anônimo disse...

estou seguindo o seu blog, segue o meu tb!!!!

http://risadaviolenta.blogspot.com.br/

Sucesso...

Bruno disse...

Seguindo seu blog :)

Jeff disse...

Agora pensa no Mato Grosso.

Anônimo disse...

Paula Fernandes é linda. Eu a amo! A voz dela é linda e o seu pop rural é bom de curtir!
João Vítor Batisteli

Anônimo disse...

"não preciso de motivos para não gostar de alguém" seu blog tem mesmo tanta credibilidade quanto a precisão de seus argumentos (ou seja eles não existem)! Um crítico musical que se preze deve saber defender seu ponto de vista com base em algum conhecimento técnico, nada pautado em meros gostos pessoais que nada interferem na qualidade musical em questão. Usar seu blog como liberdade de expressão não é o mesmo que fazer do mundo sua privada! Fica a dica!

Postar um comentário

- Opiniões, críticas, sugestões e tudo mais são sempre bem-vindos, mas seja educado(a) comigo para que eu não precise ser indelicada com você.
- Fique a vontade para deixar o link de seu blog para que eu retribua a visita, desde que faça um comentário decente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tecnologia do Blogger.

AGREGADORES